terça-feira, 13 de agosto de 2024

Ataque da Ucrânia na Rússia

Ainda não temos elementos para classificar: é incursão ou ofensiva? Com cerca de uma semana, está entre as duas. Há quase consenso entre os beligerantes de que o espaço de manobra tem dimensões da ordem dos 40 km em largura da frente, mas divergem entre 12 e 30 km sobre profundidade. 

A facilidade de penetração ucraniana  na primeira linha defensiva  russa, prova mais uma vez as vulnerabilidades destas linhas, tal como no 7 de outubro pelo Hamas em Israel. Não é impossível que os autores do projeto em Kiev, tenham visto no 7 de outubro confirmação da viabilidade de passar com mais facilidade na fronteira  russa. No estudo de cenários todos os precedentes valem atenção. 

A questão maior, para chegar a conclusão sobre custo-benefício, é avaliar a resposta e perdas que possa causar.

Dado também valioso: no espaço dos combates está uma importante estação do gasoduto procedente da Sibéria Ocidetal para a União Europeia. É Sudzha. 

Se a Ucrânia consegue estabilizar a situação com as localidades que ocupa no momento ou, no caso de recuar, se tem capacidade para repetir operações deste tipo, fica com ótima moeda de troca em negociações sobre devolução de territórios ocupados pelos russos, sobretudo no litoral. 


soldados ucranianos colocam sua bandeira na localidade de Guevo ( foto do Telegram)

blindado ucraniano envolvido na operação ( foto Reuters).

Um comentário: