quarta-feira, 26 de março de 2025

Argentina 4 Brasil 1

 Resultado que traduz a diferença de nível das duas seleções. Uma Argentina articulada, mostrando porque é campeã do Mundo, abriu o placar logo aos 4 minutos e dominou a partida toda. O gol do Brasil foi acidental falha da defesa argentina. Neste jogo apareceu com muita evidência a insegurança com que o Brasil tem jogado.

Desde a Copa de 2022 o Brasil sofreu 31 gols em 25 jogos. Na fase anterior esse total sofrido ocorreu em 80 jogos.

Após 15 rodadas, a Argentina já está classificada para a próxima Copa do Mundo. O Equador está em segundo com 23 pontos, Uruguai e Brasil têm 21, Paraguai e Colômbia 20. A Venezuela é sétima com 15 pontos.

ELIMINATÓRIAS DE OUTROS CONTINENTES 

África:  Com melhor futebol coletivo e melhores jogadores, Cabo Verde venceu Angola por 2 a 1. Jogo em Luanda. 

Ásia: Jogando em casa, Japão e Coreia do Sul cederam empates ( ambos 0 a 0) à Arábia Saudita e à Jordânia. 

domingo, 23 de março de 2025

Para esta semana : de futebol a guerras

       💥14a. Rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo.  Terça feira no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires: Argentina X Brasil.  Bom teste de nível para a seleção brasileira. Para a Argentina basta o empate e fica classificada.

       Em França o primeiro-ministro convoca debate nacional sobre a " identidade francesa", tema muito explorado pela extrema-direita e com fortes chances de ser tema de topo na campanha eleitoral das próximas presidenciais. Grande parte da esquerda acusa o debate de conduzir a mais discriminação. Assim, o presidente do SOS racismo declarou ao " Libération ": " quer queiram quer não ela [a noção de identidade nacional] é marcada pela ideia de uma imutabilidade de traços culturais, postos em perigo pela chegada de pessoas do exterior ". O PS participa em paralelo, justificando não querer deixar o tema nas mãos da direita.


   Após reunião do Conselho da Europa, a União Europeia vai chegando a acordo sobre regras de financiamento de seu rearmamento. Atrasados em meios de segurança adequados, os membros da UE passaram por dois sustos sucessivos: ameaça de hegemonia russa no conjunto europeu e ameaça USA de reduzir apoio ( ou mesmo presença) na OTAN.

Muitas vezes,  assustar pessoas e entidades dá efeito inverso. Agora a UE trabalha plano de 5 anos, priorizando sua produção e analistas locais sublinham efeitos econômicos sobre possibilidades no poder bélico: o PIB total da UE é o segundo do mundo - perto de 20% do mundial contra 2% do russo -  e muito menos endividada que o primeiro, EUA. A participação do Reino Unido e Canadá no mesmo projeto acrescenta peso econômico e capacidade tecnológica. Historicamente é interessante constatar que pela primeira vez em cenário militar estratégico, Reino Unido e Alemanha estão do mesmo lado. Probabilidade alta que esta corrida venha a ter equivalente na Ásia.


O primeiro ministro de Israel demite o chefe da inteligência militar, decisão anulada prlo Judiciário. Receios de que ele possa não respeitar. O Historiador e ex embaixador de Israel em França,Elie Barnavi declarou, também ao " Libé ": " Temos à cabeça [do Estado] um homem acusado na justiça que, para se manter no poder, faz guerra aos palestinos e desmantela as instituições do país. "

sexta-feira, 21 de março de 2025

Conjuntura econômica brasileira


 Nos últimos dias o Brasil revelou três elementos centrais no quadro econômico alargado, adicionais à informação anterior sobre o crescimento de 3,4% no PIB de 2024.

Assim, tivemos a subida da taxa Selic para 14,25 %, traduzindo constante atenção aos riscos de inflação alta. Medida governamental importante nesta matéria foi a redução ou anulação dos direitos de importação para diversos produtos de alto consumo que, como já foi feito há alguns anos em outras circunstâncias e mesmo objetivo, visa estabelecer concorrência corretiva em relação à tendência de subida nos preços por alguns operadores influentes.

Efeitos desta medida talvez no segundo semestre.

Tivemos também o projeto de lei alterando alguns níveis de contribuição fiscal, com isenção para rendas até R$ 5.000,00, reduções em rendas próximas dessa e subida nas altas rendas. O resultado, segundo o ministro da Fazenda, incidiria em 140 mil pessoas de alta renda e 20 milhões de baixas rendas. 

Se for aprovado, o projeto terá alcance em termos de alívio social, porém,  impacto sério no poder de compra - o consumo interno é parcela de primeiro plano em qualquer PIB, com mais razões ainda num pais de 220 milhões de habitantes - dependerá da subida do salário médio nacional, portanto diminuição da vasta gama de salários baixos.

A noção de mão de obra numerosa e barata - que já constituiu escola até premiada com Nobel - deve ser hoje manejada com equilíbrio entre a capacidade financeira empresarial e estatal, por um lado, e a disponibilidade das famílias no consumo e acesso à educação e saúde. Inclusive porque desse equilíbrio decorre a formação de recursos humanos com capacidade de iniciativa.

Quanto ao Orçamento,  é apresentado na perspectiva de superavit da ordem dos 15 bi de R$. O total orçamentado está em cerca de 5,7 trilhões de Reais. Ao câmbio aproximado de hoje, perto de um trilhão de USD, ou seja, um dos maiores do mundo.

A revisão periódica habitual vai indicar se estaremos perto ou longe da meta do superavit e o debate no Congresso se o projeto de redistribuição do esforço fiscal será ou não aprovado.

A previsão do Ministério da Fazenda é de desaceleração do crescimento no ano em curso, descendo ao nível de 2,3%, justificando com os atuais juros altos e baixa na contribuição do setor agropecuário para o crescimento. 

Se trata de setor chave nas exportações e no abastecimento de base no mercado interno.  Carência central continua sendo a dependência externa de fertilizantes em pelo menos dois terços das necessidades.

Situação semelhante à dos semicondutores, atividade decisiva na diversificação além das atividades tradicionais, na atualização tecnológica e científica do Brasil e  colocação do país em escala compatível com seu PIB, situado geralmente no top 10 mundial, porém no conjunto das inovações aparece basicamente como consumidor e importador.

Por vezes surgem informações sobre empreendimentos na mineração em terras raras - o Brasil é dos maiores detentores - sendo desejável não se limitarem ao simples extrativismo.

Enfim, talvez este primeiro semestre dê alguns detalhes sobre os efeitos, em paises como o Brasil, da política econômica norte-americana, baseada na incerteza sobre o uso da arma tarifária. 




Brasil vence na eliminatória

 Na 13a. Rodada: 

                 Brasil 2 Colômbia 1.

Raphinha (de pênalti) e Vini Jr. fizeram os gols brasileiros. A seleção teve bons momentos mas ainda precisa de mais trabalho para atingir nível de ser candidato ao título mundial. Próximo adversário : Argentina, em Buenos Aires. 

Ainda na 13a. rodada, nesta sexta-feira: Uruguai X Argentina. 

Foto da seleção brasileira após o jogo com a Colômbia, em Brasília :




domingo, 16 de março de 2025

Flamengo campeão 2025

 Novamente campeão carioca, após o empate de hoje com o Fluminense  0 a 0. No agregado 2 a 1. A equipe começa bem a temporada e vai crescer mais, pensando no Brasileirão, na Libertadores e no Mundial de Clubes.



Domingo

 Informações aos viajantes 


Flashes indicativos com elaboração de imagem por I. A.: cultura/convívio/ciência/amor 


Bom domingo. 


quarta-feira, 12 de março de 2025

Lembrando novo link

 No momento este blog tem dois endereços de acesso. Já entrou em fase experimental o:

                      jonu34.blogspot.com

Dentro de poucos meses será único. Por qualquer razão imponderável pode até ser antes. Dê uma olhada lá e me diga sua opinião. 




domingo, 9 de março de 2025

Debate francês

 


Como antigo residente em Paris, onde fui estudante da École des Hautes Études en Sciences Sociales, até ao nível de passagem do primeiro ao segundo ano do então doutorado de terceiro ciclo e onde vivi maio 68, nunca mais deixei de acompanhar a vida política e cultural francesa, pelo interesse que ficou em mim,  e sua vida econômica por obrigação profissional. 

" Esprit " é a única revista que leio desde a década de 60 (ou procuro ler, têm havido longos períodos em que a distância e a censura em partes do mundo me impediram). Grande parte dos autores que cito nos meus textos são franceses. 

Sempre que vou à Europa incluo a França no roteiro. Sei que a sociedade francesa tem um polo destrutivo interna e externamente, tem também um polo com perfil e compromisso indispensável à defesa da liberdade no mundo e tem ainda polo  - talvez o maior - situado entre ambos.

Portanto, conheço muito bem a França e tenho motivos mais que suficientes para reagir àquilo que se diz e se torna público nos debates franceses. Reajo para mim próprio.  Mas esta manhã, por curiosidade, fui ver o que é a revista " Front Populaire" e li o editorial de Michel Onfray " Le hors-jeu civilisationnel de l' Europe" e o artigo " Le 'complexe caribéen' de l' Occident", de Max-Erwan Gastineau

Os dois textos têm em comum designarem a soma  nao só da História e cultura francesas, mas acrescentam a psicologia, como " identidade", ou seja, a ideologia de gueto que sublinha os detalhes específicos de povos e sociedades em detrimento dos termos comuns entre todos os humanos.

Sinceramente, a História da França - antigamente ou mais recentemente - é tão determinada de fora de suas fronteiras e tem sido determinante para outros continentes e sociedades, que me parece impossível  fazer dela um caso à parte. Essas determinantes estão em quase todas as Histórias do mundo. 

Da mesma forma a trajetória cultural da França é, como todas as culturas, plena de dar-receber, que não vejo o sentido de chamar " identidade " à soma das duas. Quanto à psicologia me parece ridículo atribuir-lhe contornos nacionais: traumas psicológicos ou capacidades psicológicas não têm fronteiras geográficas. 

Ao longo de séculos, o que o mundo vem construindo são sociedades, algo bem diferente do muro identitário que, aliás, procura fragmentar as sociedades, mesmo dentro de cada uma. Apesar das guerras, desigualdades e opressões, temos nos aproximado mais uns dos outros e outras, em larga medida graças à luta contra as guerras, desigualdades e opressões. E continuamos. 

O primeiro texto ataca o que considera como " projeto civilizacional de crioulização infeliz". A apresentação do segundo diz que o tal " complexo caribenho" é um "reflexo anti- identitario que pode causar nossa ruína". 

Não consigo ver onde está a infelicidade da crioulidade ou crioulização. Quem quiser faz parte dela, quem preferir considera-a como um dos muitos aportes culturais, quem não quiser ou nem saber do que trata, deixa para lá. 

Não é wokismo nem na sua versão " esquerdista" nem na " direitista".

A ideologia identitária tem sempre esses dois elementos: apresenta os Outros e as Outras (salvo quando lhe convém) como ameaça e acaba quase sempre constituindo versão atualizada do velho racismo ou cria novas fragmentações racificadas (no ocidente, oriente, norte, sul).

Fator de isolamento, portanto, de atraso (que a Europa sente hoje com desespero) é isto que provoca ruína, inclusive no Ocidente que, por um lado é aporte de primeira grandeza à civilização universal e, por outro lado, conduz a mais perigosa guerra deste momento, entre países e blocos dele próprio. 

São só notas de começo da tarde deste domingo aqui em Niterói. As duas imagens são de I.A.


 

Preparando mudança na base deste blog

 Oi

Para maior facilidade de publicação mesmo durante viagens, vou mudar um dado de base.

Em vez do atual link de acesso: 

jonuel34.blogspot.com 

Passará a ser:

                               jonu34.blogspot.com


Durante alguns dias vou manter os dois com textos idênticos. Período de transição. 




terça-feira, 4 de março de 2025

segunda-feira, 3 de março de 2025

Ainda Estou Aqui

 E estamos! 

Brasil conquista o Oscar de melhor filme não falado em inglês, grande significado de vitalidade cultural, cujo conteúdo - até o próprio título - representam forte mensagem internacional, num contexto de agressividade das forças antidemocráticas.

Esta vitória e significado ocorrem durante o Carnaval, outro grande tradutor de criatividade. Os 4 primeiros desfiles do Grupo Especial na Sapucaí revelaram equilíbrio de alto  nível.


Á escala mundial, a Ucrânia volta ao primeiro plano, após a dura troca de palavras, gestos e olhares, no salão oval da Casa Branca, entre o presidente ucraniano e os presidente e vice- presidente dos EUA, além ( principalmente) de não ter havido assinatura do acordo sobre minerais, grande objetivo do governo Trump.

Ontem, decorreu em Londres um encontro de países europeus e Canadá, para elaborar novos planos  de apoio à Ucrânia e reforço da própria capacidade militar dos países presentes. Fala-se em verba adicional da ordem dos 30  bi de Euros e elaboração de proposta de cessar-fogo, super desejado pelos  dois beligerantes em busca de alívio militar e econômico-financeiro (nem que seja de curta duração) e da própria Europa.

Os termos desse cessar-fogo tal como referidos por Macron, porém, podem chocar com os de Washington e com exigências russas.

A China permanece silenciosa face à aproximação Putin-Trump e sua economia dá sinais positivos. O desempenho econômico da U. E., Rússia e EUA, serão cruciais para determinar as condições de negociação ou de eventuais novas formas de guerra que se seguirá.


A Bloomberg assinala hoje redução de suas previsões no crescimento do PIB norte-americano para 0,4% neste trimestre e,  caso Trump aplique  novas tarifas aduaneiras à China, reação desta podendo  atingir a agricultura dos EUA.

O secretário- geral da Área continental africana de livre comércio, disse que África será gravemente afetada se o acordo AGOA (acesso especial ao mercado USA) não for renovado, como se receia em virtude da nova linha tarifária norte-americana. 

O setor agroalimentar de novo com impacto estratégico, constatação capital para grandes produtores e exportadores agrícolas, como o Brasil.


              * a foto de  Walter Salles foi recortada de "                  O Globo". As do desfile da Viradouro são                       minhas a partir de tela da TV. A montagem                 é de I. A. com indicações minhas.